Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2020

O CRIADOR E OS MAUS DIAS

 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; 

(Eclesiastes 12:1)




Há coisas que usando a autoridade que Deus me deu pelo livre arbítrio que me foi  concedido para fazer a escolha, que eu nunca faço, e em nada me interessa o que os outros pensem ou censurem-me nisso, porque, não posso trair minhas próprias convicções, de fé e dos valores cristãos.

Por exemplo; vivendo aqui nos Estados Unidos há 24 anos, eu nunca comemorei o Halloween, o chamado Dia das Bruxas, que é um antigo costume americano, onde inclusive algumas igrejas tradicionais vendem abóboras em seus estacionamentos, para que as pessoas enfeitem à frente das suas casas por esta época. E no dia que as crianças  saem nas ruas fantasiadas de bruxas ou caveiras, com suas sacolinhas para bater nas casas da vizinhança e pedir doces ou um susto, sempre colocamos algum aviso pregado à porta gentilmente dizendo que não participamos no Halloween para evitar a todo momento que toca a campainha levantar-se para atender a posta e  falar isso, para uma inocentes crianças, que sempre estão acompanhadas de seus pais que a avistam de perto.

Eu também, apesar de já ter completado 40 anos de casado, nunca comprei nem armei sequer uma árvore de Natal em nossa lar, e nunca usei a figura do Papai Noel para enganar meus filhos, quando crianças,  porque compreendo que isso nada tem a ver com o verdadeiro significado do Natal, igual o coelhinho e o ovo feito de chocolate, nada tem a ver com o significado do Dia da Páscoa. 

E sabendo que o movimento comercial ganancioso e desenfreado sempre está inventando coisas ou usando argumentos pagãos para vender seus produtos nestas datas, eles podem ter a certeza que comigo nunca terão lucro nenhum com isso, porque por  saber o que realmente estas datas significam  na História bíblica e para minha convicção de fé, eles não conseguem vender nada para mim, com suas fantasias.

A Pascoa foi o golpe fatal, que serviu para libertar o povo de Deus, que estava escravizado no Egito, quando morreu os primogênitos do Egito, e ele liberou o povo, após ter o coração endurecido nas noves pragas anteriores, e ficou sendo o memorial todo ano seguinte para o povo de Israel em suas gerações se lembrarem disso.

O Natal, foi quando o verbo se fez carne, ou seja; quando o Filho de Deus se humanizou, nascendo em uma  estrabaria de Belém, para com o derramamento de seu próprio sangue, salvar a humanidade perdida, no que eu não vejo nada de árvore decorada, ou com a figura mentirosa de um velho barbudo que arrasta um trenó e distribui presentes.

Porém, se este fatos encantam o mundo, e causam milhões em lucros com suas vendas decorrentes, por outro lado, esconde uma realidade e o valor do que realmente está por trás no original dos fatos.

Pergunte para uma criança inocente sobre a Pascoa e ela lembrará dos chocolates, pergunte-a sobre o Natal, e ela  lembrará de presentes e da imagem do Papai Noel, a fantasia apresentada no Natal, e na Pascoa atrai mais com os presentes e chocolates, do que a realidade do nascimento virginal em uma estrabaria de Belém, ou o sangue nos umbrais da porta na primeira Páscoa feita no Egito.

E por continuar  pensando e agindo neste  mesmo ritmo, eu ignoro e acho inconveniente, para não chamar de ridículo,  o movimento que há em determinadas igrejas que chamam as pessoas da  terceira idade, ou os maiores de sessenta anos, de pessoas da melhor idade. 

Acho isso igual colocar  no saleiro da cozinha a inscrição, açúcar, pensando que mudará o seu conteúdo pelo rótulo, ou trocar o conteúdo que estava na embalagem do cominho, para o de canela que  esvaziou, esperando ter o gosto de canela, apenas por ter mudando de embalagem.

Mas, longe destes elogios baratos e massageamentos de egos, com palavras de efeitos mentirosas que agradam os ouvidos e enganam o coração, o qual já é enganoso mais que todas as coisas....

Enganoso é o coração, mais do que todas as  coisas, e perverso, quem o conhecerá? ( Jeremias 17:9)

.....há uma realidade que é vivida por todos à medida que os anos avançam e a vida se esgota, quando as forças de um corpo humano com os seus hormônios e músculos diminuem de forma progressiva e em uma contagem regressiva para o final. E quando chegam as doenças degenerativas, a situação ainda se complica mais, com a necessidade de terapias, medicamentos, e .... dores,...muita dores e dificuldade de locomoção

E o que os que trocam a embalagem  nos frascos, chamam de melhor idade, a Bíblia deles chamam de dias maus. E se alguém desejar insistir que o açúcar que foi colocado num saleiro consegue salgar, ou um sal que foi colocado em um açucareiro consegue adoçar, basta visitar os asilos, onde estão alguns um idosos, no exercício diário, sendo elogiado por sua assistente por conseguir em suas cadeiras de rodas; pegar e devolver um balão, ou o que está na enfermaria, ligado a um aparelho de oxigênio pensando em poder respirar sem o auxílio dele por apenas alguns minutos, e sentir-se um campeão por isto.

Chamar de melhor idade para esta fase da vida humana a que todos chegam, a não ser que tenham morrido antes,  é  um atentado contra a inteligência de quem a tem.

Por isso, a mensagem bíblica, exposta pelo Pregador,  que está em Eclesiastes 12:1, é orientar os seus ouvintes para que  lembrem-se do seu Criador nos dias da mocidade, antes que venham os maus dias, (o não o engano eclesiástico da melhor idade) na velhice.

A obra de Deus precisa de jovens com fé e disposição para enfrentar os desafios da evangelização, se as forcas armadas precisam de jovens para serem treinados para enfrentar os perigos de guerra com sua ação e motivação juvenil, a igreja também, e a obra missionária muito mais, pois é o departamento da igreja  que enfrenta a guerra nos campos distantes que precisam ser conquistados.

Se as federações esportivas, sempre estão buscando jovens talentosos, para compor seus times e vencer as suas competições, a causa missionária o Worldwide Missions o Projeto Igrejas Para Todas as Nações, também.

Não espere a aposentadoria para servir ao Senhor com dedicação, quando já foi descartado e não serve mais para a instituição ou companhia que consumiu sua real melhor idade.

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, onde não há neles contentamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário